A aula de Dança Criativa pode ser muitas coisas. Na aula de Dança Criativa cabe quase tudo! Tudo o que conseguirmos imaginar, pelo menos.
Por um lado, há uma preparação física para as disciplinas técnicas à disposição do aluno a partir dos 6 anos (força, flexibilidade, coordenação motora e alinhamento postural); por outro, há um desenvolvimento cognitivo muito acentuado, com a necessidade do aluno encontrar esquemas mentais para operacionalizar os conteúdos e as sequências de movimento, o desenvolvimento da lateralidade, processos de memória, apenas para nomear alguns aspetos. Do ponto de vista das competências emocionais, a aula envolve autodisciplina, autorregulação, hábitos e rotinas relacionadas com a cultura da Dança, estímulos à resiliência do aluno e capacidade de superação.
Por fim, há todo um desenvolvimento das competências interpessoais que se faz com um profundo respeito por si próprio, pelo outro e pelo espaço que partilhamos. Tudo isto é desenvolvido de forma lúdica, podendo envolver estímulos à imaginação, recurso a jogos de movimento, exploração individual e coletiva, numa lógica de autoconhecimento.
Em suma, a criança é fortemente estimulada, de forma transversal, num equilíbrio perfeito entre rigor e o universo lúdico, característico desta faixa etária.