
“Todas as pessoas têm o direito de livremente tomar parte na vida cultural da comunidade, de usufruir das artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam” (Declaração Universal dos Direitos Humanos)
O SOMA desde 2014 desenvolve projetos de inclusão, formação e estratégias facilitadoras de integração social de pessoas e grupos em especial situação de vulnerabilidade.
O projeto foi distinguido com o Prémio Acesso Cultura 2019.
Assenta em sessões, individuais e de grupo, de terapia pela dança e movimento criativo. Promove formação especializada nas várias vertentes de terapia pela arte, com o foco na dança movimento terapia.
Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento das capacidades de cada indivíduo, promover e reforçar a inclusão social.
Atualmente o SOMA disponibiliza sessões semanais de terapia pela dança e sessões de movimento criativo, a diversos públicos:
- crianças e jovens em risco psicossocial e/ou em situação de vulnerabilidade social;
- jovens e adultos com deficiência sensorial (auditiva e visual) e motora;
- crianças, jovens e adultos com perturbações/dificuldades do neurodesenvolvimento, como a perturbação do espectro do autismo, perturbação intelectual, entre outras;
- população sénior;
Em sinergia com a Corpo em rede, promove workshops de movimento e dança inclusiva em contexto institucional.
Desenvolve sessões de movimento criativo com publico sénior em estúdio e em contexto institucional.
De modo a capacitar a comunidade e a manter a qualidade e atualização das práticas, o SOMA procura proporcionar mais conhecimento e novas ferramentas a familiares, terapeutas e técnicos, internos e externos, especialistas nas áreas da saúde, da educação e da dança, através da dinamização de workshops e formações especializadas de dança movimento terapia – DMT e outras artes terapêuticas.
Movimento Criativo
Sessões de grupo direccionadas a todos os públicos, crianças, jovens, adultos e seniores com diversidade funcional, em contexto estúdio e institucional.
Nas sessões a dança e o movimento são usados como meio e processo para o desenvolvimento de competências como a noção do corpo, , a estruturação espácio-temporal, a autoestima, e o trabalho de equipa, melhorando a qualidade de vida e promovendo a integração emocional, física e social.
Com base na dança contemporânea, recorre a diversas nttécnicas da dança movimento terapia como a consciência corporal, contacto-improvisação, reflexo empático e ritmo, as sessões conjugam uma metodologia terapêutica, educativa e artística.
Estas sessões são desenvolvidas por uma professora de dança, uma terapeuta com formação na área e com supervisão de um(a) Dança Movimento Terapeuta.
Terapia pela Dança – sessões SOMA
Sessões individuais e de grupo direcionadas a crianças, jovens e adultos com diversidade funcional / deficiência.
Nas sessões a dança e o movimento são usados como meio e processo para o desenvolvimento de competências como a noção do corpo, a praxia global, a estruturação espácio-temporal, a autoestima, autoconceito e o trabalho de equipa, melhorando a qualidade de vida e promovendo a integração emocional, física e social.
Recorrendo a diversas técnicas da dança movimento terapia como a consciência corporal, contacto-improvisação, reflexo empático, ritmo, relação com o espaço, as sessões conjugam uma metodologia terapêutica, educativa e artística.
Estas sessões são desenvolvidas por terapeutas com formação na área e com supervisão de um(a) Dança Movimento Terapeuta.
Formação Dança Movimento Terapia (DMT)
De modo a capacitar a comunidade e a manter a qualidade e atualização das práticas o SOMA procura formar interna e externamente familiares, terapeutas, técnicos e especialistas nas áreas da dança inclusiva e dança movimento terapia – DMT, através da dinamização de diversos workshops e formações avançadas na área.
Dança Inclusiva
Oficinas de movimento a partir dos 12 anos, assente nos valores da inclusão, da diversidade e de uma educação artística sem barreiras abertas. Acessível a todos os públicos, COMUNIDADE, alunos do SOMA e da ESCOLA, contempla uma aprendizagem baseada no movimento autêntico, de autoconhecimento, expressão corporal, improvisação, performance e expressão criativa, bem como, atuar em palco, promovendo a igualdade de oportunidades.